Os Atores de Media na Guiné-Bissau (Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social da Guiné-Bissau Ordem dos Jornalistas da Guiné-Bissau OJGB Amprocs- GB RENARC-Rede Nacional Das Radios e Televisoes Comunitarias) e a Media Foundation for West Africa(MFWA) visitaram, hoje (21 de fevereiro de 2024), a recém-nomeada Ministra da Comunicação Social, Sra. Conceição Évora. A visita teve como objetivo apresentar o projeto intitulado “Promover a Liberdade dos Media e o Acesso a Informação de Qualidade na Guiné-Bissau”, que está a ser implementado com o apoio financeiro da União Europeia na Guiné-Bissau.
Os objetivos do projeto são:
- Reforçar a capacidade dos atores dos meios de comunicação para monitorizar e documentar as violações dos direitos dos meios de comunicação e da liberdade de expressão
- Aumentar a capacidade dos principais atores estatais em questões de direitos humanos e dos meios de comunicação
- Aumentar a capacidade das organizações e profissionais dos meios de comunicação social para produzir conteúdos de qualidade, baseados em fatos e éticos, para ajudar a contrariar mensagens de radicalização e extremismo violento.
- Melhorar as relações entre os media e a segurança com atores-chave do Estado, como a Polícia, o Militar e a Comissão Nacional de Direitos Humanos, desenvolvendo em conjunto um Quadro Nacional Abrangente sobre a Segurança dos Jornalistas na Guiné-Bissau.
As principais atividades do projeto incluem workshops de formação sobre ética na media, direitos humanos e liberdade de expressão (incluindo direitos digitais); desenvolvimento de documentos institucionais, como políticas editoriais, de comunicação e de angariação de fundos para os atores de media; monitorização e reportagem do estado da liberdade dos media e da liberdade de expressão no país.
Os atores de media na Guiné-Bissau também beneficiaram da criação e operacionalização de um website comum para a publicação de questões relacionadas com violações da liberdade de expressão e desenvolvimentos significativos que afetam o setor dos media no país.
O apoio do Ministério da Comunicação Social é crucial para criar um ambiente propício ao desenvolvimento de media independentes e pluralistas, garantindo a segurança e liberdade dos jornalistas. No final, o compromisso mútuo de superar estes desafios e promover media livres e responsáveis foi reafirmado.