A Fundação dos Media para a África Ocidental e o seu parceiro na Guiné-Bissau, Sindicato de Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social da Guiné-Bissau (SINJOTECS), lançarão oficialmente na sexta-feira, 15 de julho de 2022, um projeto de três anos intitulado Promover a liberdade dos media e acesso à informação de qualidade na Guiné-Bissau. O projeto é financiado pela UE (Guiné Bissau).
O projeto visa reforçar a capacidade dos atores dos meios de comunicação para monitorizar e documentar as violações dos direitos dos meios de comunicação e da liberdade de expressão e aumentar a capacidade dos principais atores estatais em questões de direitos humanos e dos meios de comunicação. O projeto irá também aumentar a capacidade das organizações e profissionais dos meios de comunicação social para produzir conteúdos de qualidade, baseados em fatos e éticos, para ajudar a contrariar mensagens de radicalização e extremismo violento.
As principais atividades do projeto incluem ateliers de formação sobre ética dos media, direitos humanos e liberdade de expressão (incluindo direitos digitais); desenvolvimento de documentos institucionais tais como políticas editoriais, de comunicação e de angariação de fundos para atores dos media; monitorização e informação sobre o estado da liberdade dos media e da liberdade de expressão no país. Os atores dos meios de comunicação social em Bissau também beneficiarão da criação e operacionalização de um website comum para a publicação de questões de violação da liberdade de expressão e de desenvolvimentos significativos que afetem o sector dos meios de comunicação social no país.
Para melhorar as relações de segurança dos meios de comunicação social na Guiné-Bissau, o projeto trabalhará com atores-chave do Estado, tais como a Polícia, Militares e a Comissão de Direitos Humanos, para desenvolver conjuntamente um quadro nacional abrangente sobre segurança dos jornalistas.
Já foram realizados estudos de base e ateliers de lançamento com atores-chave dos meios de comunicação – Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social (SINJOTECS), Rede Nacional das Rádios Comunitárias (RENARC), Associação de Mulheres Profissionais dos Órgãos de Comunicação Social (AMPROCS), e Ordem de Jornalistas da Guiné-Bissau (OJGB); atores estatais – a Polícia, as Forças Armadas e a Comissão dos Direitos Humanos; e alguns órgãos de comunicação social influentes no país.
O lançamento oficial do projeto será realizado pelo Ministro da Comunicação que será também o orador principal. O Embaixador da UE na Guiné-Bissau fará uma declaração. O lançamento do projeto reunirá representantes do governo, sociedade civil, meios de comunicação social, partidos políticos, organismos religiosos e agências internacionais.
Bissau, 12 de julho de 2022
Para mais informações e entrevistas, contactar o seguinte:
Abigail Larbi-Odei
Gestora de projeto
Tel: +233-244867047
Daisy Prempeh
Coordenador do projeto
Tel: +245-966182468
Ivanildo Paulo Bodjam
Assistente de projeto
Tel: +245-969-293001/+245-955341198293001/+245-955341198