Founded by the European Union

Fortalecendo a Liberdade de Imprensa e a Segurança dos Jornalistas da Guiné-Bissau

Esta semana foi extremamente frutífera para o projeto em andamento, que visa promover a liberdade dos media e o acesso à informação de qualidade na Guiné-Bissau. Este projeto está a ser implementado pela Media Foundation for West Africa(MFWA), em colaboração com os atores de media Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social da Guiné-Bissau, Amprocs- GB, RENARC-Rede Nacional Das Radios e Televisoes Comunitarias e Ordem dos Jornalistas da Guiné-Bissau OJGB, com o apoio financeiro da União Europeia.

Durante toda a semana, realizamos uma série de reuniões com diversos intervenientes, tanto nacionais quanto internacionais, todos comprometidos em promover a liberdade de imprensa, liberdade de expressão, acesso à informação e a segurança dos jornalistas no país.

 

Seção transversal dos participantes durante a discussão de grupo

Gostaríamos de destacar especialmente a reunião com a Polícia Judiciária, na qual discutimos o quadro nacional abrangente para a segurança dos jornalistas na Guiné-Bissau. Esta iniciativa, desenvolvida colaboração com os atores de media, atores de estado, sociedade civil e academia representa um marco significativo na garantia da segurança e proteção dos profissionais de comunicação no país.

Além disso, tivemos uma frutífera discussão com diversos profissionais de media e a Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau sobre a importância e relevância do papel da comunicação social no processo eleitoral, como monitorização das eleições, segurança dos jornalistas, reportagem mediática, acesso à informação e verificação de fatos antes, durante e após os processos eleitorais.

Estamos extremamente satisfeitos com o progresso alcançado até o momento e com o compromisso contínuo de todos os envolvidos em criar um ambiente saudável para a liberdade de imprensa e o acesso à informação na Guiné-Bissau.

Juntos, estamos construindo um futuro mais transparente e democrático para todos os cidadãos guineenses.

Related Stories