Founded by the European Union

20 líderes de Actores de Media na Guiné-Bissau receberam formação em documentos de política institucional

A Fundação de Media para a África Ocidental proporcionou uma formação de dois dias em documentos de política institucional (plano estratégico, plano de comunicação e angariação de fundos, e planejamento de pessoal e recursos humanos) à 20 líderes dos quatro principais Atores da Comunicaçao Social na Guiné-Bissau: o Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social (SINJOTECS), a Rede Nacional das Rádios Comunitárias (RENARC), a Associação das Mulheres Profissionais de Comunicação Social (AMPROCS) e a Ordem dos Jornalistas da Guiné-Bissau (OJGB). O workshop de desenvolvimento de capacidades teve lugar na Ianda Guinea Djuntu, em Bissau, nos dias 15 e 16 de novembro de 2022, com a ajuda financeira da União Europeia. A iniciativa insere-se no âmbito da implementação do projeto “Promover a Liberdade dos Media e o Acesso à Informação de Qualidade na Guiné-Bissau”.

Os documentos de política institucional fornecem planos de ações e percursos orientadores para as decisões dos intervenientes na área da comunicação social ao longo dos próximos três anos (2023-2026). Os planos estabelecem prioridades, decidem percursos e determinam indicadores-chave de desempenho para o trabalho dos intervenientes na área da comunicação social, no que diz respeito à sua programação global e operações.

Os documentos de política insitucional foram desenvolvidos por um consultor, Dr. Gilbert Tietaah, tendo em conta os intervenientes de media destinatarios, e considerando o contexto passado e atual, informados por uma avaliação formativa das capacidades e desafios dos intervenientes de media, com o objetivo de contribuir para a liberdade, independência e profissionalismo na Guiné-Bissau. O processo envolveu várias iterações, através de entrevistas e reuniões presenciais deliberatas, bem como correspondência por e-mail e reuniões virtuais (Zoom) entre os intervenientes e o consultor.

Dr. Gilbert Tietaah, Consultor com os participantes durante o treinamento dos documentos de Politica Institucional

O primeiro dia consistiu numa sessão plenária que envolveu todos os representantes de intervenientes de media, e no segundo dia, os intervenientes de media dividiram-se em grupos para validar e finalizar os seus documentos de política institucional.

ESTATUTO DA AMPROCS, GUINÉ-BISSAU

Associação das Mulheres Profissionais da Comunicação Social na Guiné-Bissau (AMPROCS),...

Related Stories