No dia 7 de março de 2024 apresentou-se na casa dos direitos, o vídeo “para além do rótulo”, de depoimentos das mulheres gravado pela produtora nacional “Protline”
O vídeo envolve o depoimento de seis mulheres guineenses que desafiaram estereótipos, mostrando que as mulheres são capazes de desempenhar tarefas que muitos pensam que só os homens conseguem fazer
No vídeo as mulheres relataram as suas experiencias de vida, motivações e desafios que enfrentam nas suas careiras. Também falaram das dificuldades que enfrentam e mensagens de desencorajamento sobretudo por parte da camada feminina.
Acompanhando o vídeo os participantes impressionados elogiaram as referidas mulheres pela forma como encaram as suas tarefas sem qualquer preconceito.
Por sua vez as mulheres que conseguiram ir além do rótulo apelaram as suas companheiras a terem sempre a coragem de compartilhar as mesmas tarefas com os homens, encorajando-as com esta frase “tudo o que um homem consegue fazer uma mulher também é capaz de o fazer”.
Paula Silva Melo, presidente da Associação de Mulheres Profissionais da Comunicação Social (AMPROCS) aconselhou as mulheres no sentido de manterem a determinação e foco nos desafios que têm pela frente, a saírem das suas zonas de conforto ornamentadas de princípio de submissão e o do medo, de desafiar padrões que definem as mulheres desde os primórdios da humanidade;( de que as mulheres são limitadas na realização de certas profissões. Por exemplo: carpinteira, mecânica, ferreira etc…
Para fechar a sua curta recomendação a presidente da AMPROCS aconselhou às mulheres a associarem sempre as suas atividades à escola.
De salientar que nem todas as atividades programadas foram concluídas:
O site “bicia dirito” foi pouco aproveitado.
Há ainda a possibilidade de continuar com os programas radiofónicos e também promover mais formações.
Entretanto as associadas da AMPROCS estão satisfeitas pois, foi uma experiencia rica e inovadora que as enriqueceu profissional e pessoalmente e deu mais visibilidade a organização.