Founded by the European Union

O PERFIL DOS MEDIA NA GUINÉ-BISSAU, 2022

O Perfil dos Media na Guiné-Bissau um relatório final que expõe os desafios significativos enfrentados pela imprensa guineense.

O estudo abrange a situação do setor da comunicação social nos últimos três anos, fornecendo uma contextualização histórica embasada em estudos prévios, como os de António Soares Lopes (Tony Tcheka). Ademais, uma análise exploratória da literatura existente sobre os media na Guiné-Bissau permitiu uma avaliação da evolução e dos desafios enfrentados pela comunicação social ao longo do tempo. Também foi elaborada uma base de dados abrangente, incluindo os diversos meios de comunicação do país, além de diagnosticar a situação atual do pessoal envolvido nesses órgãos.

O estudo destaca a escassa representatividade feminina, a fragilidade financeira dos profissionais da comunicação social e a interferência política, que frequentemente resulta em censura e autocensura. Apesar desses desafios, o relatório oferece perspetivas otimistas, indicando a possibilidade de transformar o panorama mediático guineense com intervenções direcionadas e parcerias contínuas entre organizações locais e internacionais.

Esta iniciativa, liderada pela Associação de Mulheres Profissionais da Comunicação Social (AMPROCS), em colaboração com membros do consórcio, como a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGHD) e a Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), proporciona uma visão abrangente do estado atual dos media.

ESTATUTO DA AMPROCS, GUINÉ-BISSAU

Associação das Mulheres Profissionais da Comunicação Social na Guiné-Bissau (AMPROCS),...

Related Stories